
Nota de Falecimento de Brady Henrique Cardoso com 2 anos de idade, morreu após picada de escorpião
-
Região
- Quarta, 12 de março de 2025 às 08:02
Região: criança de 2 anos morre após picada de escorpião
Um menino de 2 anos identificado como Brady Henrique Cardoso faleceu nesta terça-feira (11) após ser picado por um escorpião em sua residência no bairro Vila Gomes em Igarapava na região de Franca.
A criança estava internada desde domingo (9) na Santa Casa de Franca (SP).
A criança recebeu atendimento emergencial no Pronto-socorro da Santa Casa de Igarapava onde foi aplicado o soro antiescorpiônico.
Devido à gravidade do quadro ele foi transferido para a UTI da Santa Casa de Franca, mas apesar dos esforços médicos não resistiu.
Moradores da região apontam a existência de terrenos abandonados próximos à casa da família o que pode contribuir para a proliferação desses animais peçonhentos.
Em resposta a Prefeitura de Igarapava acionou a Vigilância Sanitária para investigar o caso e tomar medidas preventivas para evitar novas ocorrências.
O que fazer em caso de picada:
A médica infectologista Silvia Nunes Fonseca explica que crianças são mais sensíveis ao veneno do escorpião, por isso o atendimento médico deve ser buscado o mais rápido possível.
“A criança tem uma superfície corporal menor, então vamos imaginar que tem um ml de veneno. Na criança, a repercussão vai ser muito maior, vai ter muito mais veneno espalhado no corpo em relação a um adulto que pesa 100 kg. Nesse sentido é que as crianças costumam ter as reações mais graves, principalmente para o lado cardíaco, da pressão e pode ter arritmias.”
De acordo com Silvia, ao identificar a picada de escorpião, crianças e adultos devem buscar um posto de saúde ou um hospital imediatamente.
O soro antiveneno está disponível de graça em hospitais de referência via Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais das unidades de saúde podem rastrear o local mais perto para encaminhamento do paciente.
No caso das crianças com idade até 10 anos, a aplicação do soro antiveneno é imediata por causa do risco ao sistema cardíaco. Também são administrados medicamento para dor.
Nos adultos, além de analgésicos, o uso do soro é recomendado quando o efeito do veneno resulta em sintomas mais graves. Esses sinais de piora são percebidos nas duas primeiras horas após a picada do escorpião.
“O veneno é muito tóxico para o sistema cardíaco e quando o coração é afetado, é muito difícil você recuperar. Quem vai desenvolver sintomas, desenvolve nas duas primeiras horas, então pode chegar com o coração batendo mais rápido, a pressão muito alta ou até baixa, suando profusamente, com náuseas e vômito. Esses são sinais de que não está indo bem.”
A médica também orienta a não passar nenhum produto ou medicamento no local da picada.