Acesso Seguro!

Nota de Falecimento do Padre Antonio Avelino Bertuzzi, foi Pároco da Paróquia São Matheus de Guariba entre 2006 e 2014

Nota de Falecimento do Padre Antônio Avelino Bertuzzi

Faleceu na noite de 29 de julho de 2025, domingo, aos 82 anos, o Missionário Scalabriniano Padre Antônio Avelino Bertuzzi, CS. Natural de Nova Bassano, Rio Grande dos Sul, Brasil, nasceu em 25 de agosto de 1942, filho de Arthur Bertuzzi e Aquilina Zanella. Religioso da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, dedicou sua vida ao serviço da Igreja e à missão com os migrantes e refugiados, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Norte do país.

Quem foi Pe. Antônio Avelino Bertuzzi, CS.

Pe. Antônio ingressou no Seminário São Rafael, em Casca, no Rio Grande Sul, em 1956. Fez sua primeira profissão religiosa em 4 de fevereiro de 1963, em Guaporé (RS), e emitiu os votos perpétuos em 30 de janeiro de 1968, em Passo Fundo (RS). Foi ordenado Presbítero no dia 21 de janeiro de 1973, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Nova Bassano, por Dom Benedito Zorzi, então Bispo Diocesano de Caxias do Sul.

Ao longo de mais de cinco décadas de ministério, exerceu atividades pastorais e formativas em diversas frentes: como Pároco, Vigário Paroquial, formador, Superior Local e confessor. Atuou em comunidades paroquiais no Pará, Paraná, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Também serviu como reitor do Seminário Pe. Natal Pigato, em Campo Largo, Paraná. Nos últimos anos, residia na Casa São José, em Passo Fundo, onde permaneceu até seu falecimento.

Na tarde desta segunda-feira, 30 de junho, será realizada a Santa Missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Nova Bassano, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal da cidade.

A Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos expressa profunda gratidão pelo testemunho de fé, dedicação e serviço do Pe. Antônio Bertuzzi, confiando sua alma à misericórdia do Pai Eterno. Que São João Batista Scalabrini, pai espiritual dos todos os Missionários Scalabrinianos, o acolha na comunhão dos Santos.


Texto: Vitor da Cruz Azevedo, Setor de Conteúdo do Departamento Regional de Comunicação.